Oi, pessoal!

Depois que passei pela cirurgia no tornozelo semana passada, a tarefa de usar o banheiro de casa tornou-se um verdadeiro suplício.

No meu apartamento até que não muito, pois é novo e creio que já esteja obedecendo a NBR 9050 (Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, Espaço, Mobiliário e Equipamentos Urbanos). Mas aqui na casa da minha mãe, para onde eu vim na segunda-feira, os banheiros são antigos e quase ou nada “acessíveis”.

Quem está construindo deve sempre se lembrar que uma situação como essa que estou passando é passível de acontecer com qualquer pessoa, então creio que levar em consideração alguns “detalhes” na hora de construir o banheiro podem ajudar bastante:

Desnível máximo para o piso: 1,5cm
Portas: largura mínima de 80cm
Maçanetas: do tipo alavanca
Chuveiro: deve ter um chuveirinho instalado
Assento para o banho: deve haver uma cadeira ou banco que possa molhar embaixo do chuveiro, de preferência retrátil, articulado, com cantos arredondados e superfície antiderrapante e impermeável. Comprimento mínimo de 70cm e profundidade mínima de 45cm
Lixeira: de tampa basculante, isso evita que a pessoa precise pegar na tampa com uma mão, abri-la, e jogar o papel com a outra. Um processo bem inadequado, afinal pegamos na borda da lixeira, que sempre está suja.
Dispositivo de Sinalização de Emergência: poderá ser instalado perto do box ou da bacia a uma altura de 40cm do piso, para acionamento em caso de queda

Não é o meu caso, mas alguns detalhes também devem ser levados em consideração no caso de a pessoa vir a necessitar do uso de uma cadeira de rodas.

Espaço livre: suficiente para manobrar a cadeira (para o giro de 360º, é necessário um diâmetro de 1,5m livre)
Box: medida mínima de 90 x 95cm
Cabideiros e registros: devem ficar entre 80cm e 1,20m do piso
Torneira: de fácil manuseio, preferencialmente do tipo pressão. Deve ser mais alta, com espaço suficiente para colocar as mãos embaixo e levar ao rosto ou à boca sem dificuldade.
Espelho: borda inferior a uma altura de 90cm do piso, podendo atingir o máximo de 1,10m e com inclinação de 10º em relação a parede. Ideal para que a pessoa consiga se enxergar quando está sentada.
Barras de apoio: instaladas a uma altura de 30cm acima do tampo do vaso sanitário

E para quem está pensando que fazer um banheiro adaptado pode deixar o ambiente feio, seguem algumas imagens de lindos banheiros adaptados criados para mostras de decoração Brasil afora.

Sabrina-Mix-banheiro-adaptado-para-deficientes-casa-cor-mato-grosso-do-sul-2009

Lavabo do Deficiente, projeto de Grace Bello e Roberto Araújo (Casa Cor Mato Grosso do Sul 2009)

Sabrina-Mix-banheiro-adaptado-para-deficientes-Mostra-Casa-e-Corporativo-Acessíveis-2010

Banheiro projetado por Robson Gonzales (1ª Mostra Casa e Corporativo Acessíveis 2010)

Sabrina-Mix-banheiro-adaptado-para-deficientes-Casa-Cor-Amazonas-2010

Banheiro para pessoas com necessidades especiais, projeto de Karina Vieiralves e Marina Casiraghi Marangon (Casa Cor Amazonas 2010)

Sabrina-Mix-banheiro-adaptado-para-deficientes-casa-cor-bahia-2010

Lavabo Acessível, projetado por Ana Paula Fontenele e Maurício Pinto (Casa Cor Bahia 2010)

Sabrina-Mix-banheiro-adaptado-para-deficientes-casa-cor-goias-2011

Banheiro público feminino, projetado por Renata Peretti (Casa Cor Goiás 2011)

Sabrina-Mix-banheiro-adaptado-para-deficientes-casa-cor-goias-2011-2

Banheiro público para ambientes comerciais, projetado por Thiago Siquieroli e Lais Haydée (Casa Cor Goiás 2011)

Sabrina-Mix-banheiro-adaptado-para-deficientes-casa-cor-brasilia-2011

Banheiro da suíte do ex-BBB Fernando Fernandes, projetado por Juliana Santana (Casa Cor Brasília 2011)

http://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2013/05/Sabrina-Mix-banheiro-adaptado-para-deficientes-casa-cor-mato-grosso-do-sul-2009.jpghttp://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2013/05/Sabrina-Mix-banheiro-adaptado-para-deficientes-casa-cor-mato-grosso-do-sul-2009-250x250.jpgSabrina NunesBlogDecoraçãoacessibilidade,Ana Paula Fontenele,arquitetura,banheiros,Casa Cor Amazonas 2010,Casa Cor Bahia 2010,Casa Cor Brasília 2011,Casa Cor Goiás 2011,Casa Cor Mato Grosso do Sul 2009,Grace Bello,Juliana Santana,Karina Vieiralves,Lais Haydée,Marina Casiraghi Marangon,Maurício Pinto,Mostra Casa e Corporativo Acessíveis 2010,Renata Peretti,Roberto Araújo,Robson Gonzales,Thiago Siquieroli
Oi, pessoal! Depois que passei pela cirurgia no tornozelo semana passada, a tarefa de usar o banheiro de casa tornou-se um verdadeiro suplício. No meu apartamento até que não muito, pois é novo e creio que já esteja obedecendo a NBR 9050 (Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, Espaço,...