Há quanto tempo, sinceramente, você está querendo emagrecer?

Estive pensando nisso ontem e cheguei à conclusão de que estou há nada mais nada menos que 4 ANOS na luta pelo peso ideal. Vocês têm noção de quanto tempo é isso? Em 4 anos eu poderia ter feito uma segunda faculdade (quem sabe Nutrição?), em 4 anos eu poderia ter me casado e tido um filho (toc, toc, toc…), em 4 anos eu poderia ter estudado para passar em outro concurso público (e teria passado, se quisesse), em 4 anos eu poderia ter feito milhares de coisas, mas, principalmente, em 4 anos eu poderia ter chegado ao meu peso desejado.

A gente se dedica, estuda tabelas nutricionais, faz contas e mais contas, deixa de sair com os amigos e família para não correr o risco de cair em tentação (atire a primeira pedra quem nunca fez isso!), levanta da cama e vai malhar mesmo sem a menor disposição, passa cremes e faz tratamentos estéticos, sabe de cor as calorias de qualquer alimento, anota tudo o que come… E tudo isso pra quê?

Logo em seguida a gente come de montão, cabula as aulas na academia, mete o pé na jaca na frente dos amigos e ainda diz que vai assumir seu lado “gordinha sexy”, come escondido, deixa de lado as anotações alimentares por dias só para não “sujar” nossos caderninhos… Enfim, tiramos “férias” de nós mesmas.

Vocês já pensaram no tanto de coisas que deixaram de fazer por conta de estar acima do peso? E não estou falando apenas de não poder vestir uma roupinha da moda, não. Estou falando de coisas mais sérias, do alimento da nossa alma: a diversão e os momentos felizes ao lado daqueles que amamos. Quantas vezes você deixou de sair com os amigos porque não esatava “se sentindo bem” (realmente, não tem como se sentir bem quando todas as roupas no nosso armário parecem gritar: GORDA!)? Quantas vezes você não brincou com seu filho ou até tentou brincar, mas parou no meio da brincadeira por estar sem fôlego? Quantas vezes você até tinha uma ideia boa, mas numa reunião ficou calada por medo de todos olharem para você e pensarem: “Quem essa gorda pensa que é?” Quantas vezes você se privou do simples prazer de se despir na frente do amado com as luzes acesas ou alegou uma dor de cabeça repentina apenas pra que ele não te visse sem roupa? Quantas vezes você deixou de experimentar o bolo do aniversário porque era muito calórico e acabou perdendo toda a alegria da festa?

“Emagrecer é fácil”, dizem aqueles que são magros por natureza ou conseguiram emagrecer em tempo record. Eu até concordo com eles, todas nós sabemos que emagrecer é apenas uma fórmula matemática, e das mais simples: CONSUMO < GASTO ENERGÉTICO = EMAGRECIMENTO. Dá para emagrecer 4kg por mês e de forma saudável. O complicado do emagrecimento não é a questão de comer pouco, se exercitar mais, beber mais água, cuidar de si mesma. O complicado do emagrecimento é assumir um COMPROMISSO consigo e cumprir suas metas. É assumir o risco de fracassar, de emagrecer apenas 200g em uma semana ou simplesmente manter o peso depois de uma semana de muitos esforços (o temido efeito platô)… Mas é também “correr o risco” de dar certo, de receber elogios, de poder usar qualquer roupa que estiver no armário, de entrar numa loja para comprar roupas novas e pedir um número 40 (ou o tão sonhado 38!), é se sentir mais bonita e feliz consigo mesma. É assumir o COMPROMISSO de ser feliz. E ser feliz, minha gente, às vezes não é nada fácil, mas a gente sabe que merece.

Então, pense bem o que você quer e precisa para ser feliz. Se você assumir o COMPROMISSO de emagrecer e ter uma vida mais saudável, vá até o fim. Leva menos tempo do que levaria se você não burlasse tanto as regras. Voltando ao segundo parágrafo, esses 4 anos poderiam ter sido 4 meses. Seria rápido e quase indolor e hoje eu não estaria mais pensando a respeito disso. Manter é bem mais fácil do que conquistar, todas nós sabemos disso. Perder 1kg é mais fácil do que tentar emagrecer 10kg. Então por quê a gente não se dá essa chance?

Da próxima vez que você for fazer sua “despedida” das comidas calóricas antes de começar uma dieta (qual gordinha nunca fez isso?), que tal se despedir dos velhos hábitos comendo uma bela salada? Acho que já seria um belo começo.

http://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2010/06/sabrinamix_gorda_texto1.jpghttp://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2010/06/sabrinamix_gorda_texto1-150x150.jpgSabrina NunesLightemagrecimento
Há quanto tempo, sinceramente, você está querendo emagrecer? Estive pensando nisso ontem e cheguei à conclusão de que estou há nada mais nada menos que 4 ANOS na luta pelo peso ideal. Vocês têm noção de quanto tempo é isso? Em 4 anos eu poderia ter feito uma segunda faculdade...