Vícios: você tem algum? Se respondeu não, pensando apenas nos clássicos tipo fumo, bebida, jogo, drogas, santa ingenuidade. Sem perceber, as pessoas têm milhares deles, só que não se dão conta. Para começar, o que é um vício?

Dicionários à parte, vícios são coisas sem as quais fica difícil – ou quase impossível – viver. Se logo de manhã você acorda e não encontra o jornal debaixo da porta, fica tranquilo ou desce para assassinar o porteiro? E quando procura a coluna de palavras cruzadas e encontra duas linhas dizendo que por motivo de férias, etc., acha norma ou que é um grande abuso com o assinante? Está claro que você é um típico viciado em jornal (e em palavras cruzadas).

Tem também o que só pensa em mulher. Numa reunião importante, de repente, ele está ausente; se distraiu, avaliando na maior seriedade as pernas da secretária, ou o derrière da copeira servindo o café, ou o decote da digitadora; estar com um homem desses é um tormento, sair para jantar, um inferno, no que passa uma mulher interrompem qualquer pensamento; é idéia fixa, obsessão (e juro que não estou pensando no rei da soja); será que dariam conta de todas, ou trata-se apenas de um vício inocente?

Os viciados no poder. Passam a vida de cidade em cidade, em conchavos com vereadores, prefeitos, cabos eleitorais, comendo maionese com farofa, fazendo bilu-bilu nas crianças, para fazer mais e mais alianças e um dia chegar lá. Quando chegam, nunca mais têm direito a um mergulho no mar, a frequentar um estádio de futebol, aíás, fica tudo pior, têm que fazer sempre mais para conservarem o tal poder que conseguiram (não estou pensando em ninguém em particular, são quase todos iguais).

Os chamados arroz-de-festa, que matam a mãe mas não perdem nenhuma; da inauguração do Caipiródromo ao concerto de Carreras, de Mercedes Sosa ao forró, estão em todas, e como não é humanamente possível que se divirtam tanto, então é o quê, responda?

Os viciados em problemas, que não conseguem viver sem (e se não têm, inventaram). Brigam com o irmão, com a síndica, com o flanelinha, possuem um talento especial para transformar o que poderia ser prazer num grande bode, e ai da namorada saudável e boa-praça, essa não dura uma semana. Para esses, o melhor programa do mundo é um bom fim de semana de briga/faz as pazes, faz as pazes/briga. Vício de neura, já ouviu falar?

Tem o que entra em casa e a primeira coisa que faz é ligar a televisão, não importa a hora, o programa, a emissora, e só desliga já quase dormindo. Às vezes acorda de madrugada com aquele barulho detestável, tchiiii, me diga, isso é o que? e os que deliram com engenhocas eletrônicas, telefones de neon, fax? Têm tudo mas não sossegam, e passam a vida trocando pelo modelo mais moderno (são hoje seres humanos plenamente realizados, depois do aparecimento do celular). Com a chegada dos importados, um grupo que era muito unido se desfez: o dos viciados em muamba. E os que curtem uma doença, freqüentam todos os consultórios, que deliram a cada novo exame, e cuja maior frustração é quando o médico declara que têm a saúde perfeita, a pressão arterial de um jovem de 17 anos, isso é o que? e os ratos de farmácia, que adoram um remédio novo?

Muito se fala sobre o amor, e quem nunca viu uma pessoa apaixonada, aquela que não pode passar um dia sem ver o outro, que fala 300 vezes por dia no telefone, e que quando é abandonada quer se atirar da ponte? Amor? Amor, claro. E o que é o amor, senão ser viciado no outro?

Texto de Danuza Leão
Imagem daqui

http://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2011/05/158_l-479x620.jpghttp://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2011/05/158_l-150x150.jpgSabrina NunesBlogdia dos namorados
Vícios: você tem algum? Se respondeu não, pensando apenas nos clássicos tipo fumo, bebida, jogo, drogas, santa ingenuidade. Sem perceber, as pessoas têm milhares deles, só que não se dão conta. Para começar, o que é um vício? Dicionários à parte, vícios são coisas sem as quais fica difícil -...