Oi, pessoal!

Hoje vamos falar sobre um dos passeios mais legais que fizemos em Paris: a Catedral de Notre-Dame.

A Notre-Dame é uma das mais importantes catedrais da Europa e faz parte de quase todos os fatos importantes da vida da cidade e dos grandes personagens da história francesa, de casamentos e coroações reais a funerais.

A catedral fica no centro geográfico da cidade. Uma pequena placa no solo marca o ponto zero para o cálculo de todas as distâncias.

Sabrina-Mix-Paris13

Sua arquitetura gótica começou a ser construída em 1163 e só realmente foi finalizada mais de 200 anos depois.

No exterior, são milhares de detalhes arquitetônicos para descobrir: a vinte metros do solo você verá 28 estátuas de 3,50m de altura representando os reis da Judéia antes de Cristo.

Sabrina-Mix-Paris15

Durante a Revolução Francesa, todas estas estátuas foram decapitadas. Os revolucionários os confundiram com os reis da França. Mais tarde, as cabeças foram redesenhadas e reconstruídas.

Em 1977, durante a construção da sede de um banco na cidade, os operários descobriram 21 delas. Hoje elas podem ser vistas no Musée National du Moyen Âge de Cluny.

Os sinos da Notre-Dame também são famosos. Durante a Revolução Francesa, quase todos foram fundidos. O único que sobrou foi o famoso sino Emmanuel. Ele pesa 13 toneladas e não toca todos os dias. Desde 1685 seu som anuncia a chegada de datas importantes para os cristãos e também os maiores eventos que caracterizaram nossa história, como por exemplo, o fim das duas guerras mundiais.

Recentemente a Catedral inaugurou um conjunto de sinos idêntico ao existente nos séculos passados.

No interior da Catedral, dá pra ficar boquiaberto com as esculturas e vitrais.

A Catedral é dividida em diversas capelas dedicadas a santos e personalidades religiosas, uma ao lado da outra.

Sabrina-Mix-Paris18

O ambiente fica a meia-luz, com suas centenas de velas, estátuas e o teto altíssimo.

Sabrina-Mix-Paris17

CONCERTOS DE ÓRGÃO

O concerto de órgão na Catedral é um programa que vale a pena.

O impressionante interior da catedral, a luz externa batendo nos maravilhosos vitrais, o silêncio do público cortado pelos acordes do instrumento, tudo isso culmina em um grande momento de emoção.

Sabrina-Mix-Paris21

O órgão foi restaurado em 2012, para as festas de comemoração dos 850 anos da Catedral.

Sabrina-Mix-Paris20

A entrada para o concerto é livre, não existe venda de tickets. Mas se você quiser, ao final da apresentação, pode fazer uma pequena contribuição em dinheiro.

Você encontra o calendário dos concertos aqui.

DICA

Nas festas religiosas, como Natal e Páscoa, a oferta de concertos de música sacra aumenta consideravelmente.

E agora um pequeno vídeo que fizemos quando fomos assistir ao concerto do órgão na nossa visita a Paris.

TORRES

Nós não subimos, mas já ouvi dizer que vale muito a pena subir os 422 degraus até o alto das torres para ter uma bela vista da cidade. Lá de cima você verá Paris emoldurada pelas gárgulas desenhadas por Viollet-le-Duc e que inspiraram o desenho da Disney.

DETALHE IMPORTANTE

Se for visitar a catedral no verão, não deixe de levar um chale ou jaqueta, pois não é permitida a entrada com blusas decotadas e saias ou shorts curtos.

SERVIÇO

Site oficial: http://www.notredamedeparis.fr

Endereço: 6 Parvis Notre-Dame – Place Jean-Paul II, 75004

Telefone: 01 42 34 56 10

Como chegar: As estações de metrô mais próximas são a Cité ou Saint-Michel, na segunda também tem RER. Tem duas estações do Vélib próximas também.

Horários: Catedral – aberta todos os dias do ano das 7h45 às 18h45. Sábados e domingos até as 19h15. Torres – abrem de 10h às 17h30 (18h30 no verão).

Ingressos: O acesso à Catedral é livre e gratuito todos os dias do ano durante o horário de funcionamento. Para subir nas torres o ingresso custa 8,50€.

As torres estão abertas todos os dias da semana, exceto nos dias 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.

O acesso às torres se dá pela lateral esquerda da igreja e normalmente há uma longa fila.

Quem tiver o Paris Museum Pass não precisa comprar ingressos no local.

As torres não são acessíveis às pessoas com mobilidade reduzida.

http://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2015/06/Sabrina-Mix-Paris18-940x705.jpghttp://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2015/06/Sabrina-Mix-Paris18-300x300.jpgSabrina NunesViagenscatedral,igrejas,Paris,viagem,viagens
Oi, pessoal! Hoje vamos falar sobre um dos passeios mais legais que fizemos em Paris: a Catedral de Notre-Dame. A Notre-Dame é uma das mais importantes catedrais da Europa e faz parte de quase todos os fatos importantes da vida da cidade e dos grandes personagens da história francesa, de casamentos...