Imagem daqui

As brasileiras somos famosas por ter a depilação das pernas, axilas, virilhas e buço sempre em dia. O calor que reina em nosso país e o grande uso de roupas curtas e biquínis minúsculos nos tornaram famosas no mundo inteiro, tanto que a depilação de virilha nos Estados Unidos leva o nome de “brazilian wax” (depilação brasileira). Bom mesmo seria termos herdado da nossa miscigenação mais algumas características indígenas e não precisar se preocupar com esse assunto (que inveja!). Mas, como nem tudo é perfeito, nos vemos obrigadas a investir nas mais variadas técnicas para ficar livres dos pelos indesejáveis: cera quente, cera fria, roll on, lâminas de barbear, aparelhos de depilação, laser, cremes etc.

Cada método tem seus contras: a cera quente estimula a flacidez da pele, além de enfraquecer os pelos e fazer com que encravem com facilidade; a cera fria e o roll on podem estimular os vasinhos nas pernas. Mas uma coisa é certa: a depilação deixa a pele mais bonita e mais limpa. E se os devidos cuidados forem tomados, a probabilidade de ficar com a pele lisinha e livre de pelos encravados é grande.

QUANDO NÃO DEPILAR

– Se estiver fazendo tratamento de pele, com medicamentos tópicos à base de ácidos ou por via oral, que causam descamação, nada de depilação.

ANTES DE DEPILAR

– Adote um creme hidratante diário para as áreas que costuma depilar.
– Esfolie a pele com uma bucha diariamente por pelo menos uma semana antes da sessão de depilação.
– Não pegue sol por pelo menos 48 horas antes e depois de depilar. A exposição ao sol deixa a pele sensível e a cera poderá causar manchas e até queimaduras.
– Evite encarar a cera no período pré-menstrual, pois sua pele estará um pouco mais inchada, sensível e com um aumento da sensação de dor.
– Tome um banho morno antes de ir depilar no salão. Esta prática abre os poros, facilitando a remoção dos fios.

DEPOIS DE DEPILAR

– Logo após depilar, nada de fazer sauna, limpeza de pele, nem passar produtos à base de álcool ou antitranspirantes. Tudo isso pode manchar e irritar a pele recém-depilada.
– A recomendação para evitar o escurecimento das áreas é aplicar protetor solar assim que fizer a depilação, antes mesmo de sair do salão.

E agora vamos falar um pouco mais sobre cada técnica de depilação?

LÂMINA DE BARBEAR
A pele deve ser limpa com sabonete hidratante logo antes de ser feita a depilação. Passe a lâmina suavemente sobre a pele, a força não vai “cortar mais” os pelos. Acompanhe o sentido do crescimento dos fios na hora de raspá-los, se você fizer o movimento contra o pelo, a epiderme também será um pouco lesada, o que provocará coceira. Outro fator importante é a escolha do produto a ser usado na pele na hora de depilar. Os que menos causam irritação são os sabonetes líquidos, com ativos antissépticos como o triclosano. Só não estranhe, a espuma costuma ser mais aguada do que a do sabonete comum. Se você se cortar, use cremes cicatrizantes.

CREME DEPILATÓRIO
Teste o produto em uma pequena região da pele antes de aplicá-lo de uma vez. Sempre utilize os produtos pós-depilação que vêm junto com o creme – eles evitam irritações e suavizam a pele.

CERA QUENTE
Ela não pode estar muito quente ao ser aplicada na pele, pois isso dilata os vasos. A textura ideal é a cremosa. Use uma espátula para distribuir a cera uniformemente. Estique a pele com uma mão e puxe a cera com a outra. Procure não passar a cera muitas vezes na mesma região. Desse jeito, a área ficará irritada, propiciando o surgimento de pelos encravados. Se você tiver se queimado com a cera muito quente, observe o grau da queimadura, passe uma pomada com corticóide tópico de média potência por um a dois dias e evite banhos quentes.

CERA FRIA
É a ideal para quem tem varizes ou tendência a desenvolvê-las. Não deixe o plástico com a cera sobre a pele por muito tempo.  Puxe o plástico de uma vez, mesmo que sinta um pouco de dor. Se você for puxando aos poucos, corre o risco de ficar com sangue-pisado (semelhante a um hematoma) na região.

DEPILAÇÃO ELÉTRICA
Se o aparelho escolhido for daqueles que arrancam o pêlo pela raiz, evite as regiões com dobras, como a virilha e as axilas – ele pode puxar sua pele, e isso vai doer. Se o aparelho for dos que apenas cortam os pelos, ele faz o mesmo serviço da gilete, só que a seco. Os aparelhos costumam vir com um creme pós-depilatório. Não deixe de usá-lo.

DEPILAÇÃO EGÍPCIA
É feita com linha. É indicada para remover os pelos da face sem deixar marcas.

DEPILAÇÃO A LASER
Apesar de ainda ser um pouco cara, é uma ótima opção para diminuir os pelos de um modo mais rápido, eficiente e, muitas vezes, definitivo. Ela reduz em até 80% os pelos e é ideal para acabar com os pelos encravados. Como eles deixam de nascer, não há como encravar.

O número de sessões varia de acordo com diversos fatores: área a ser tratada, sexo do paciente, idade, pigmentação da pele e até mesmo problemas hormonais. Normalmente é necessário de 3 a 6 sessões, com intervalos de 30 dias, pois os pelos só são eliminados na fase de seu crescimento.

A técnica não deixa nenhum tipo de marca e pode ser usada por qualquer pessoa, exceto mulheres grávidas ou pessoas com doença de pele, como o vitiligo. O paciente não pode tomar sol e deve usar um filtro solar fator 30 um mês antes do início do tratamento e entre as sessões. A depilação com pinça ou cera nesse período também não é recomendada.

Alguns tipos de tratamento a laser (Photoderm – LID – e Epilaser – laser de rubi): são recomendados para pessoas que tenham pele clara e pelos escuros. Já outros, como o Light Sheer (laser diodo), são ideais para o tratamento de pessoas de pele morena, negra e até bronzeada.

O mais importante na depilação a laser é a escolha de um bom profissional e de uma clínica de confiança.

ALGUMAS NOVIDADES NO MERCADO

Para fazer sua depilaçaõ em casa, aposte em cosméticos de qualidade, opte por produtos à base de algas marinhas, amêndoas e até chocolate. Se tiver a pele sensível, ceras com ativos calmantes, com aloe vera ou derivados da camomila (azuleno e alfabisabolol), ajudam a pele a se recompor e diminuem os riscos de irritações.

– A grife australiana Lycon, recém-chegada ao país, oferece fórmulas com ingredientes naturais e óleos aromaterápicos. Presente em spas e salões do mundo inteiro e queridinha das celebs como Demi Moore e Victoria Beckham, a marca inaugurou um centro estético em São Paulo e oferece depilação indolor (feita em baixa temperatura), além de alta capacidade de extração de pelos a partir de 1 milímetro de comprimento. Parece mentira, mas agora você não precisa mais passar dias escondida debaixo de calças e blusas com manguinha entre uma depilação e outra!

– A linha Capim Santo, da Abba Cosméticos, também é uma ótima aliada de quem tem a pele sensível. Com base proveniente da cera de abelha e óleo de capim santo, permite que a extração dos pelos seja feita com suavidade.

– A depilação do buço, axilas e virilha, regiões suscetíveis ao surgimento de pelos encravados, pede produtos à base de mel e própolis, com ação bactericida e anti-inflamatória, como a Cera Quente Depilatória Mel e Própolis, da Ga.Ma Italy.

– Com fórmula à base de calêndula, o Depil Remover, da Valmari, garante a remoção total dos resíduos de cera e acalma a pele.

Bom, opção é o que não falta, né?! Vamos fugir da síndrome Mo’Nique?

E agora alguns links relacionados que encontrei por aí:

Depilação criativa
Cosmoprof 2010: depilação facial com uma mola
Como clarear os pelos
Inibidores de pelo
Creme promete eliminar pelos definitivamente
Os cuidados que se deve ter com a depilação a laser

http://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2010/04/punzel-209x410.jpghttp://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2010/04/punzel-150x150.jpgSabrina NunesBlogabba cosméticos,beleza,cera fria,cera quente,cremes depilatórios,depilação,ga.ma italy,laser,lycon,produtos de beleza,valmari
Imagem daqui As brasileiras somos famosas por ter a depilação das pernas, axilas, virilhas e buço sempre em dia. O calor que reina em nosso país e o grande uso de roupas curtas e biquínis minúsculos nos tornaram famosas no mundo inteiro, tanto que a depilação de virilha nos Estados...