É pessoal, poucas pessoas sabem, mas um desajustezinho nessa parte tão importante para o desempenho saudável do nosso organismo, pode desencadear sérios problemas… o primeiro é o aumento de peso, pressão e por ai vai. No mais, como cientista e amiga de vocês, vou dar umas diquinhas básicas pra evitar uma dieta/alimentação descoordenada. Mas calma, não vou exigir que tenham que comer vento feito miss, é apenas uma organização “basic” pra vocês.

1º Pressa é inimiga da refeição: o ditado um tanto adaptado, mas que cai bem. Nos dias de hoje, a rotina é cada vez mais apertada, não temos tempo pra almoçar em casa e corremos pro primeiro lugarzinho que vende comida e literalmente devoramos,engolimos tudo de uma vez. Isso faz com que você coma muito além do necessário e não perceba o momento que está satisfeito. O cérebro fica sobrecarregado de tanta informação que nem se toca o momento certo de soltar o alarme para você parar de enviar comida. Sem contar que na pressa, você praticamente não mastiga, o que acarreta uma série de problemas de má digestão, obesidade e até mesmo a síndrome metabólica (elevadas taxas de glicemia, colesterol, triglicerídeos, pressão e etc);

2º De belisco em belisco… : uma pratica comum de todo mundo é ficar beliscando a comida fora de hora. Isso ocorre porque o cérebro percebe que o organismo não obteve os nutrientes necessários e começa a mandar mensagem não de fome, mas de vontade de comer pra suprir justamente o que ficou faltando. Daí vocês perguntam: “poxa, ele pede pra comer besteira?” Pera láaa, não é nada disso gente, a culpa não é dele. O cérebro dá um alerta que está não tem energia suficiente pra o corpo trabalhar, e energia pra ele são os açúcares (a glicose dos doces e massas ou frutose, lactose etc) e gorduras( gordura saturada e insaturada), quem escolhe o meio de carregar essa energia e você e não ele. Para que isso não aconteça vou explicar melhor no tópico a seguir.

3º Amarelinha das refeições: Pular refeição, isso todo mundo faz, querendo ou não faz. Principalmente aqueles que estão de dieta e acha que não comendo emagrecem mais rápido. Engano deles, meus caros. Uma vez que você atropela uma refeição, isso faz com que o seu corpo acumule gordura pra compensar a falta de energia nova… E também acumule a fome fazendo com que o cérebro ative o sensor de reposição energética, ou seja, você mais que dobra a quantidade de alimento necessário. Deixar de ter um bom café da manhã, por exemplo, é um erro comum que acaba levando a pessoa a não ter energia durante o dia e favorece o consumo de lanches calóricos que fazem engordar desencadeando uma série de problemas. O ideal é fazer refeições a cada 3 ou 4 horas garantindo maior saciedade evitando os beliscos e possibilitando melhor controle metabólico e nutricional.

4º Comer assistindo TV: quem aí não fez isso que levante a mão? Nem adianta mentir que eu leio pensamento também viu =op. Ao comer assistindo TV ou lendo, teclando ou escrevendo um post pro blog faz com que o cérebro fique a mil e acabe se distraindo nas suas funções, não conseguindo mandar os comandos certos para acelerar o metabolismo, pois está retendo várias informações ao mesmo tempo: absorvendo o que você está assistindo e coordenando a alimentação. O ideal é se alimentar bem longe disso, com calma… Colocando porções relevantes e não aquelas que você fica parecendo um Kiko de boca cheia, mastigando bem. Faça o teste e você verá que comerá 20% menos do que antes.

5º Carboidratos excessivos em ação: mais conhecidos como doces, massas, farinha branca, pãozinho e chocolate, esses carboidratos simples vira e mexe acabam na nossa barriga bem além do que permitido. Só que esse além do permitido, eleva bastante os níveis de glicose no sangue, fazendo com que o pâncreas bombeie mais insulina pra compensar a bagaça que o dono fez na tentativa de normalizar o sangue. PORÉM, ao fazer isso, invés de sentir-se saciado, o indivíduo fica com mais fome ainda porque o cérebro ficou doidão com a porrada de açúcar no sangue, e como foi tudo normalizado pelo pâncreas, ele envia sinais de fome querendo mais e mais açúcar, fazendo assim um ciclo vicioso infinito de carboidratos simples. Faça o teste: tente comer só 3 chocolates pra ver a reação que acontece. Você verá que não consegue parar tão cedo.

Gente, controle de alimentação é fácil de fazer e de manter. Vocês viram que não restringi ninguém a comer nada, só apenas se moderar e vigiar em relação aos maus hábitos que adquirimos.

Fonte: Desbagunçando

P.S.: Hoje já pedalei com Uggly Betty, não deu para ir para a academia, mas não deixei de me mexer. Espero ver resultados positivos na sexta!

http://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2010/10/Sabrina-Mix_medidas2.jpghttp://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2010/10/Sabrina-Mix_medidas2-150x150.jpgSabrina NunesLight
É pessoal, poucas pessoas sabem, mas um desajustezinho nessa parte tão importante para o desempenho saudável do nosso organismo, pode desencadear sérios problemas... o primeiro é o aumento de peso, pressão e por ai vai. No mais, como cientista e amiga de vocês, vou dar umas diquinhas básicas pra...