Oi, pessoal!

Senta que lá vem texto!

Eu sei que muitos de vocês adoram ler vários blogs diariamente (principalmente o meu, né?! hehehe… ), mas é muito difícil acompanhar tudo o que há de novo por aí, não é mesmo? A velocidade com que somos alvejados com informações novas (relevantes ou não) é enorme e precisamos nos preparar para não sermos atropelados por elas. Para nos ajudar, foram criadas algumas ferramentas para organizar a avalanche de informações a que estamos sujeitos diariamente. E se as ferramentas estão disponíveis (e de graça!) por que não usá-las? Por isso considero o assunto do post de hoje de extrema importância.

Quando navegamos pela Internet, diversas vezes nos deparamos com a expressão “Assine nosso FEED” ou “RSS”, não é mesmo? Muitas pessoas não sabem do que se trata, por isso vou fazer aqui uma breve explicação a respeito de feeds e RSS.

Digamos que você goste do conteúdo de determinados sites/blogs e os visite diariamente para saber o que há de novo. Assinando os feeds destes sites, você evita ter que fazer este trabalho, pois eles fazem com que notícia “vá até você”, e não o contrário. Em termos práticos, feeds são uma forma inteligente e dinâmica de se informar quase que em tempo real do que está sendo postado em sites que são atualizados constantemente.

E RSS é a “tecnologia” que permite com que o conteúdo dos feeds possa ser acessado pelos agregadores de feeds, dos quais falarei mais adiante.

VANTAGENS DE ASSINAR FEEDS

Eu poderia citar aqui inúmeras, mas vou me ater apenas a 3 das principais vantagens de assinar feeds.

Economia de tempo. Ter todos seus sites e blogs preferidos em uma única página representa uma enorme economia de tempo. Ou seja, ao invés de visitar todos os sites do seu interesse, você precisa visitar somente um (caso seu agregador de feeds seja online) ou abrir apenas um aplicativo no computador (caso seu agregador de feeds seja offline).

Informações fresquinhas. Se você assinar os feeds de um site ou blog, sempre que atualizações forem feitas, você as receberá em seu agregador quase que instantaneamente.

Conteúdo para posts. Quem tem blog precisa ler e acompanhar o que se passa em vários sites, a fim de evitar ser repetitivo ou escrever bobagem. Eu, por exemplo, assino mais de 800 feeds de sites/blogs que me interessam, assim posso me atualizar e saber o que estão falando por aí antes de fazer meus posts.

AGREGADOR/LEITOR DE FEEDS

Se eu tivesse que escolher apenas uma ferramenta da Internet para usar, eu escolheria um agregador de feeds. Os agregadores leem os arquivos de feeds e os apresentam ao usuário de forma com que ele possa ter acesso ao conteúdo de um determinado site ou blog sem ter que entrar na página do mesmo.

Para usar um leitor de feeds você tem apenas que criar uma conta (muitas vezes gratuita) e assim terá todas as atualizações dos seus sites preferidos em apenas uma página quase que instantaneamente. O funcionamento é semelhante a uma caixa de e-mail, a cada atualização no site que você assina, a ferramenta aumenta a quantidade de itens não lidos, sem a necessidade de acessar o site para ler as novidades. Não é demais? Vale MUITO a pena experimentar e ver como é simples gerenciar vários sites e blogs em uma única página!

Para aqueles que ainda não estão inseridos nesse mundo dos feeds, vou apresentar seu novo-melhor-amigo-de-infância: o Google Reader. Como o próprio nome mostra, o Google Reader é o agregador de feeds do Google. E aí, vai discutir?

O que eu acho mais legal no Google Reader é que você pode acessar os seus links em qualquer computador conectado à internet, podendo gerenciá-los, efetuar novas assinaturas, alterar configurações no serviço etc.

Usar o Google Reader é bem mais fácil do que parece. Tudo o que você precisa é uma conta do Google. Se você já usa Gmail ou Orkut, já tem uma conta do Google e pode usar os mesmos dados para entrar no sistema sem precisar cadastrar uma nova conta. Se não usa, apenas se inscreva aqui.

Para quem tem conta do Gmail, é super simples acessar o Google Reader. No topo da sua caixa de entrada, próximo ao símbolo do Gmail, você tem a opção MAIS, basta clicar e buscar a opção do Reader. Como na figura abaixo.

Para aqueles que não tem contas do Gmail, o link direto para o Google Reader é este aqui.

Se você não estiver logado, a página que aparecerá é a seguinte.

Assim que você fizer o login, será levado para página principal do Google Reader. No canto superior esquerdo, você vai ver um botão para (pode aparecer como “Add subscription”). Aqui é onde você vai colocar o link RSS do site que deseja seguir.

Para descobrir o link RSS de um blog, procure no site desejado por este ícone ou este outro (note que eles podem variar de formato e cor, como aqui mesmo no meu blog), clique sobre a imagem, copie o link que aparece na barra de endereços e cole no Google Reader. Por exemplo, se você quiser assinar o Apê da Mix.

Após digitar o endereço do feed, clique no botão “Adicionar”, e a assinatura será feita. Todas suas assinaturas aparecerão no lado esquerdo da janela do Google Reader, e ao clicar sobre qualquer uma delas, o conteúdo da mesma será exibido no lado direito da janela, conforme mostra a figura abaixo.

Para todos os sites que quiser assinar, o procedimento será sempre o mesmo. Pronto! Nunca mais você vai precisar adicionar qualquer site nos Favoritos! O Google Reader se atualiza automaticamente, como se fosse um e-mail, onde os feeds que não foram lidos ficam em negrito. Você tem opção de ler ali mesmo no próprio agregador ou visitar a notícia no blog, apenas clicando no título da postagem. Simples, não?

Existem duas opções de visualização de seus feeds: Expandida e Lista. No lado direito da janela você pode escolher entre elas e verificar qual das duas você gosta mais. A primeira mostra cada entrada na íntegra e a segunda mostra apenas o título das mesmas, sendo necessário clicar sobre cada uma delas para que seja possível sua leitura.

No rodapé de cada entrada, você obtém acesso a algumas opções:

Marcar com estrela: ao marcar uma entrada com estrela, ela automaticamente poderá ser acessada por meio do link “Itens com estrela“, localizado no canto superior esquerdo da janela do Google Reader. Trata-se, na verdade, de uma maneira de você separar entradas que considerar importantes ou que desejar ler com mais calma depois.

Gostar: ao clicar nesta opção, o ícone se altera para e você poderá ver no topo da entrada quantas pessoas, além de você, também gostaram daquele determinado post.

Compartilhar: ao clicar sobre esta opção, a entrada marcada é automaticamente compartilhada com todos os seus contatos no Gmail/Google Talk que também utilizarem o Google Reader. Esta é uma opção que deve ser usada com parcimônia, como vou falar mais adiante.

Compartilhar com observação: é um complemento à opção anterior, permite escrever um texto a respeito do que você achou sobre determinado post e compartilhá-lo com seus contatos. Aqui vale a velha máxima: poucas linhas dizem muito. Este é um espaço para um comentário rápido acerca do post que está sendo compartilhado. Diga apenas porque achou o post interessante e resolveu compartilhá-lo.

E-mail: envia por e-mail a entrada em questão para qualquer destinatário.

Manter como não lido: às vezes começamos a ler determinado feed e não temos tempo de terminar. Esta opção marca o item como não lido, para que você possa saber onde parou a leitura e recomeçar mais tarde.

Adicionar tags: esta é uma das opções mais úteis e interessantes do Google Reader. Ao clicar sobre a opção, é aberta uma pequena janela para que você digite “etiquetas”, ou “tags”, para a entrada em questão. As tags são separadas por vírgulas e é possível definir mais de uma para o mesmo post. O  Reader sugere automaticamente tags conforme você vai digitando, baseado nas tags já existentes. Todas as tags ficam disponíveis no lado esquerdo da janela, abaixo de suas inscrições. Ao clicar sobre elas, você tem acesso a todas as entradas que possuem tal tag.

Enviar para: com esta opção você pode enviar links de posts para diversas redes sociais, como Blogger, Delicious, Digg, Facebook, MySpace, Reddit, StumbleUpon e, é claro, o Twitter. As opções de envio devem ser configuradas previamente. No canto superior direito do Google Reader, você tem acesso às “Configurações”. É aqui onde se altera o idioma, as preferências de leitura, adiciona, exclui e edita inscrições de feeds etc.

Algumas outras funcionalidades do Google Reader também são extremamente úteis.

Organização em pastas. É claro que eu não teria condições de ler todas as minhas 854 inscrições diariamente, por isso as separei por pastas e seleciono apenas uma para ler a cada dia da semana. Depois que você adicionar os blogs que deseja seguir, pode organizá-los em pastas indo em “Gerenciar inscrições”, no canto inferior esquerdo da janela do Reader.

Botão de inscrição na Barra de Favoritos. Você pode facilmente inscrever uma página no Google Reader. Para tanto, basta arrastar este link para a sua Barra de Favoritos: Inscrever-se… Em seguida, quando você estiver em uma página da web, poderá clicar no favorito para visualizá-lo no Google Reader. Assim que você visualizar o feed, confirme sua inscrição clicando no botão “Inscrever-se” no Reader.

Marcar tudo como lido. Digamos que você assine os feeds de um site de notícias e viaje de férias por duas semanas. Nas férias, você nem quis saber de computador e não leu nenhuma das novas entradas de seus feeds. Quando retornar, sua caixa deve estar cheia de itens não lidos que já não tem a menor relevância. Caso deseje, você pode escolher marcar como lidos desatualizados a mais de um dia, uma ou duas semanas. Tudo isso em apenas um clique.

Visualização em “tela cheia”. O Google Reader permite que você “esconda” o quadro de visualização de assinaturas, aumentando assim a área de visualização de entradas. Basta clicar na seta que aparece sobre a linha divisória para alternar entre os dois modos de visualização.

Caixa de pesquisa. O Google, gigante mundial nos mecanismos de busca, não poderia deixar de colocar uma opção de pesquisa também em seu agregador de feeds, não é mesmo? Se você quiser buscar por um determinado assunto entre os feeds que assina, o resultado é bem rápido e preciso. Também é do Google, pudera. Além do mais, você pode pesquisar dentro de um feed específico ou em pastas e até tags.

SOBRE O COMPARTILHAMENTO DE POSTS

No Google Reader é muito fácil você encontrar posts interessantes e querer compartilhar com seus contatos, mas antes vale a pena fazer uma breve análise do conteúdo do post a ser compartilhado. Assim você evitar ser tachado como um chato propagador de posts, comparável àquelas pessoas que enviam correntes e arquivos PPS por e-mail.

Seguem algumas regrinhas para fugir desse rótulo.

Não compartilhe tudo o que lê. O também chamado “massive sharing” é um dos erros mais comuns. Nunca esqueça a essência do recurso de compartilhamento de posts: disseminar ideias interessantes. Nem todo mundo tem tempo para ficar lendo posts compartilhados no Google Reader.

Nada de compartilhar itens do seu próprio blog. Também conhecido como “self-sharing”, este recurso é extremamente condenado. Antes de compartilhar, pense: eu passaria isso pra frente se viesse de outro blog?

Notícias velhas são apenas notícias velhas. Compartilhar a informação que todo mundo já leu ou ouviu é uma desinformação. Quem te segue merece mais que isso, não acha?

Google Reader não é mural de escola. Não compartilhe coisas que só fazem sentido para você e mais 2 pessoas. Neste caso, a melhor opção mesmo é o e-mail.

Faça comentários diretamente nos blogs. Você pode comentar nos itens compartilhados por seus amigos, o que permite que haja uma certa “conversação” dentro do próprio Reader, mas pelo consenso geral, se quiser debater com maior profundidade a respeito de um post, mande seu comentário lá, no blog mesmo.

CRIANDO FEEDS PARA O SEU BLOG

Os feeds não foram criados para causar a evasão dos sites, mas para facilitar a leitura cotidiana. Você tem a livre escolha de ler aquilo que lhe interessa no momento em que quiser.

Oferecer o seu feed para os visitantes do seu blog é, no mínimo, uma forma fidelizar leitores e manter um bom nível de visitas. Uma das coisas que mais odeio na Internet são sites que não oferecem feeds, considero uma falta de consideração com seus leitores. Pior, já vi casos de pessoas que não disponibilizavam os feeds completos para que o conteúdo do post não fosse usado sem sua autorização. Como se isso fosse realmente adiantar de alguma coisa…

Sobre o uso de feeds parciais, já falei aqui. Acho uma besteira sem tamanho e simplesmente deixo de assinar assim que percebo que os feeds vem cortados.

Bom, hoje em dia praticamente todas as ferramentas de blog, pagas ou gratuitas, já vem com a opção de exibir o seu blog em formato RSS. De qualquer forma, agora o Google Reader também cria feeds por conta própria. Basta incluir uma página qualquer que o Google Reader irá monitorar o conteúdo e lhe avisar quando houverem mudanças.

A opção parece estar disponível apenas para a versão em Inglês do Reader, mas já já deve estar desembarcando também em terras tupiniquins.

Então, pessoal, deu pra perceber que o Google Reader é extremamente fácil de usar, além de ser muito versátil e agradável, não?

Sei que o post de hoje foi MUITO longo, mas eu não posso deixar de lado a tradição, né?! Seguem aqui os links do dia.

Blog oficial do Google Reader [EM INGLÊS]
Google Reader x Netvibes – O resultado final

Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro.

http://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2010/03/pisca1.gifhttp://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2010/03/pisca1.gifSabrina NunesBlogfeeds,google reader,rss
Oi, pessoal! Senta que lá vem texto! Eu sei que muitos de vocês adoram ler vários blogs diariamente (principalmente o meu, né?! hehehe... ), mas é muito difícil acompanhar tudo o que há de novo por aí, não é mesmo? A velocidade com que somos alvejados com informações novas (relevantes ou...