dia_de_limpar

Hoje, dia 23 de Outubro, é o Dia Mundial de Limpar a Bunda, um dia dedicado inteiramente a alertar as pessoas sobre as técnicas corretas desse ato que é tão importante para a higiene pessoal como o famoso Global Handwashing Day (Dia Mundial de Lavar as Mãos).

E quando falamos em limpar a bunda, não podemos nos esquecer do instrumento principal para esta atividade. Esqueçam jornais, folhas de revistas, guardanapos, papel toalha, folhas de bananeira e afins. Hoje vamos falar do papel higiênico.

E, para os desavisados, há sim uma forma correta de colocação do rolo em seu suporte.

Muitas mulheres cobram esta regra de seus companheiros na cama, mas esquecem-se dela no banheiro: Para cima está certo, para baixo está errado.

 papel-higienico-1

O papel higiênico tem uma curva natural, um jeito de ser próprio para ficar no suporte de papel higiênico. Se colocado de forma consciente, ele pode fornecer tanto limpeza quanto conforto juntos em cada quadradinho de papel. Se colocado sem cuidado, ele vai proporcionar dor e frustração ao usuário.

Não deixe isso acontecer, com pilhas de papel jogadas pelo chão e muito desperdício. Para te convencer, foram criados diagramas demonstrativos do poder da CIÊNCIA e dos benefícios naturais do método correto de colocação. Primeiro, vamos examinar os benefícios visuais do método.

Abaixo há exemplos do método correto à esquerda e do método errado à direita.

 tp_diag02

Repare na diferença dramática no volume de papel visível.

 tp_diag03

Para fins de facilidade e rapidez, tente retirar o papel do rolo com uma única mão. Tire proveito dos picotes no papel, com uma rápida e forte movimentação do braço. Este é o alicerce da utilização do banheiro, a pedra fundamental onde está baseado o divertimento nos banheiros de diversas nações.

 tp_diag04

A manobra se baseia num movimento rápido e firme em sua direção ou na direção oposta. As forças aplicadas neste movimento são grandes e não se deve brincar com elas. A curva natural do método correto permite que o rolo pare rapidamente logo após a execução da manobra, mas o método errado cria uma tendência calamitosa no rolo. Esta tendência só pode conduzir a isso:

 tp_diag05

Papel desperdiçado, frustração, destruição de florestas. Enquanto nós não percebemos que é possível executar a manobra com uma mão só em um rolo colocado de maneira correta, este jogo de roleta russa sanitária continuará. Você é obrigado a perder eventualmente, e não há como re-enrolar o papel higiénico extraído. Os resultados só vão lhe causar dor. Não deixe que isto aconteça com você.

Atendentes de banheiro, porteiros, empregadas domésticas, tripulações e responsáveis por banheiros tomem nota: não use a forma errada de colocar rolos de papel higiênico. Isso conduz à destruição dos nossos recursos preciosos e dos pilares da civilização como a conhecemos!

Essa campanha foi lançada pelo blog Ela tá de Xico!

[UPDATE] Me lembrei de uma musiquinha “natalina” que faz referência ao dia de hoje. Aprendi ouvindo Pânico e foi uma das primeiras que eu ensinei ao meu sobrinho Gustavo. hehehe… Segue a letra abaixo:

Traz papel, traz papel
Traz Papai Noel
Que é mau, que é mau
Eu usar jornal
Solta tinta, solta tinta
Fica tudo igual
Minha bunda fica imunda
Assim não é legal

Se o jornal rasga
Eu enfio o dedo
Minha bunda engasga
O dedo fica preto
Minha mãe não deixa
O meu pai não gosta
Todo mundo queixa
Se eu me sujar de bosta

(Repete o começo)

Sabrina NunesBlog
Hoje, dia 23 de Outubro, é o Dia Mundial de Limpar a Bunda, um dia dedicado inteiramente a alertar as pessoas sobre as técnicas corretas desse ato que é tão importante para a higiene pessoal como o famoso Global Handwashing Day (Dia Mundial de Lavar as Mãos). E quando falamos...